Normas de Submisão

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA REVISTA CIENTÍFICA DO ITPAC

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Científica do ITPAC. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho.

1. REGRAS GERAIS

I. Cada documento não deverá ultrapassar 1 Megabytes, deve estar em arquivo do WORD (.doc ou .docx), e ser enviado por meio de nossa plataforma de submissão, caso tenha dúvidas confira o vídeo: tutorial-submissao-rcitpac.

II. Trabalhos que contenham resultados de estudos humanos somente serão aceitos para publicação se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação sendo obrigatório o envio da cópia do parecer do comitê de ética. Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir uma afirmação de que o protocolo de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. (Reporte-se à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos).

III. Graduados e Especialistas somente podem publicar na Revista Científica do ITPAC em coautoria com Mestres e/ou Doutores.

IV. Serão permitidos até oito (8) autores por Artigo Científico.

V. A submissão deverá conter obrigatoriamente os arquivos:

  • Artigo (sem o nome dos autores) em arquivo WORD (.doc ou .docx): modelo-artigo-rcitpac;
  • Formulário de submissão preenchido e assinado no formado PDF (.pdf): formulario-submissao;
  • Cópia do parecer do comitê de ética (quando necessário).

VI. Após aceite deverá ser enviado os arquivos:

2. LAYOUT

I. Utilize o editor de texto Word, formato .DOC ou .DOCX.

II. Dimensões: Deve ser submetido em tamanho A4 (21x29,7 cm), em formato vertical ("orientação retrato" na configuração de página de seu computador). A não adequação do seu artigo as normas aqui apresentadas resultará em sua rejeição.

III. Extensão: Os trabalhos deverão ter um mínimo de seis (6) e o máximo de vinte (20) páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos.

IV. Margens e colunas. Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:

  • Margens direita e esquerda: 1,50 cm;
  • Margem superior: 2,85 cm;
  • Margem inferior: 3,00 cm;
  • Espaçamento entre as colunas: 0,60 cm.

V. Colunas: deve ser utilizado um espacejamento simples entre as linhas. Os textos deverão ser digitados em duas colunas com 8,7 cm.

VI. Itens do texto: o título do trabalho, nome, endereço e resumo devem estar numa única coluna, com no máximo 15 cm de comprimento, e também possuir entrelinhamento simples entre cada parágrafo. Pule uma linha entre cada parágrafo e evite iniciar uma nova coluna com a última linha do parágrafo anterior. Utilize entrada de parágrafo de 1,25cm.

VII. Fonte: use a fonte Book Antiqua, tamanho 13 para o título do trabalho, tamanho 12 para o título das seções, tamanho 10 para endereçamento, legenda e fonte de imagens e tabelas, resumos em português e inglês e tamanho 11 para o nome do (s) autor (es) e o corpo do trabalho, incluindo as referências. Não use texto manuscrito;

VIII. A numeração das páginas deve ficar localizada na parte inferior a direita.

IX. Organização do Conteúdo do Artigo

Após o artigo concluído, deverá ter os seguintes itens obrigatórios:

  • Título (Português e Inglês)
  • Nome dos Autores
  • Resumo e Abstract (Palavras-chaves e Keywords)
  • 1. Introdução
  • 2. Referencial Teórico
  • 3. Metodologia (Materiais e Métodos)
  • 4. Resultados e Discussão (Podendo estarem separados)
  • 5. Conclusão ou Considerações Finais
  • Referências Bibliográficas

Cada Seção (Introdução até a Conclusão) poderá conter subitens, se, o(s) autor(es) achar necessário.

3. FORMATAÇÃO

I. Título/Autor/Endereço: as informações sobre o título (em português e inglês) e autor (es) devem aparecer, centralizadas, apenas na primeira página, com 2,85 cm do topo da página. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 15 palavras, tanto em Português como em Inglês. Pule uma linha e escreva, também em negrito, o nome do (s) auto (es) usando letras maiúsculas e minúsculas. Após o nome de cada autor, acrescente nota de rodapé (somente nesta primeira página), apontando o curso, universidade, o endereço e o e-mail. Sendo que autores de uma mesma instituição devem ter a mesma nota de rodapé.

II. Palavras-chaves/Resumo: Pule uma linha para separar o contato dos resumos tanto em português, como em inglês. As palavras-chaves devem ser centralizadas, em coluna única, e localizadas uma linha após o resumo. Escreva no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chaves, separadas por ponto final. O resumo deve conter de 100 a 200 palavras para cada versão [português e inglês], e tanto resumo como abstract não devem ultrapassar a primeira página do artigo. As palavras-chaves devem vir em ordem alfabética.

III. Texto do trabalho: Inicie o texto na segunda página com colunas e faça a devida formatação. Para isto, vá ao comando ‘inserir’, no topo da tela de seu computador, e selecione a opção quebra. Marque em quebra de seção contínua. Em seguida, também no topo da tela, vá ao comando ‘formatar’, no comando ‘coluna’, indique ‘duas’ e certifique-se que elas estejam com 8,7 cm de largura e 0,6 de espacejamento entre elas. Feito isto você estará pronto para iniciar a digitação do corpo do texto.

IV. Pule uma linha após a Keywords e inicie o texto. Mantenha o texto alinhado sempre justificado, sem hifenização. Numere os capítulos (1, 2, 3...) e subcapítulos (1.1, 1.2, 2.3...). Se a última página do trabalho não estiver completa, distribua o texto nas duas colunas de forma a que apresente uma extensão de aproximadamente igual tamanho.

V. Agradecimentos: Caso seja necessário incluir agradecimentos, coloque-os antes das referências sob o título "AGRADECIMENTOS".

VI. Notas de rodapé: não devem ser incluídas. Caso seja necessário, inclua-as no corpo do texto. Outras informações podem ser incluídas após os AGRADECIMENTOS como Notas Finais.

3.1 Títulos

I. Dos capítulos: devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas (p.ex. “1. ESTILO DO TEXTO”), com uma linha antes e espaçamento pós parágrafo.

II. Dos subcapítulos: devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. “2.1. Títulos”), com uma linha antes e espaçamento pós parágrafo.

III. Dos sub-subcapítulos: Devem ser digitados em itálico, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. ”2.1.1 Capítulos”), com uma linha antes e espaçamento pós parágrafo. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula, a menos que o título seja constituído por nomes próprios.

3.2 Referências

I. As referências devem ser localizadas no final do texto, listadas numericamente na ordem de apresentação no texto, sem espaçamento entre as referências. Siga as normas mostradas no item 4 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

3.3 Citações

I. Padrão numérico: a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do artigo, na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página.

II. A indicação da numeração deverá ser feita entre chaves, situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação (exemplo.[1]).

III. As citações diretas (transcrições) com mais de 3 linhas deverão ter o tamanho da fonte reduzida para 10 e alinhadas a direita à 2cm, sem entrada de parágrafo.

3.4 Tabelas, gráficos e figuras

I. Tabelas e quadros: a fonte deve ser tamanho 10; deve ser citada no corpo do texto antes de ser apresentada, devendo estar junta ao texto que a referência; preferencialmente na largura de uma coluna, em casos de ocuparem as duas colunas deverá ser posta de forma a não prejudicar a leitura dos seguintes itens; o título deve ser acima, centralizado, sem espaçamento para a tabela; legenda e fonte abaixo, centralizado, sem espaçamento antes. Utilize as tabelas nativas do editor, não será aceito tabelas em formatos de imagem (TIF, GIF, JPEG, BMP e etc.). Em casos excepcionais consultar o Editor desta Revista

II. Figuras, imagens e gráficos: deve ser citada no texto como Figuras; o título, legenda e fonte, deve ficar abaixo, centralizado, sem espaçamento antes. Para gráficos sempre que possível usar os nativos do editor ou importados para melhor manipulação. Em casos excepcionais consultar o Editor desta Revista

III. As fórmulas e equações numéricas e/ou algébricas devem ser digitadas utilizando os modelos de equação do Word ou semelhante, deve está centralizada, com espaçamento antes e depois de parágrafo de 0,6 cm, em linha própria e identificada por letra, número ou caractere entre parênteses no mesmo espaço da fórmula, devendo ser citada antes de sua apresentação.

4. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

I. As referências devem estar em acordo com as normas da ABNT seguindo os critérios para cada tipo de fonte como especificados nos subitens abaixo. Devem ser numeradas na ordem de citação no texto. Seu artigo não pode ter mais que quarenta (40) referências.

4.1 Artigo de Periódicos

[1] PINTO, T. M. C.; SAVOINE, M. M. Estudo sobre TI Verde e sua Aplicabilidade em Araguaína. Revista Científica do ITPAC, v.4, n.2, pub.3, 2011.

4.2 Livros

[1] PINTO, T. M. C.; SAVOINE, M. M. Estudo sobre TI Verde e sua Aplicabilidade em Araguaína. Revista Científica do ITPAC, v.4, n.2, pub.3, 2011.

4.3 Dissertações e Teses

[3] LIRA, O. B. N. Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de Caso na Base Operacional da CIFARMA. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2009. 72p. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

4.4 Fontes Eletrônicas

[4] VIANNA, G. R.; ARAGÃO, F. J. L. Procedimento de operação, manutenção e verificação de desumificador. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008. (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Circular técnica, 74). Disponível em: <http://www.cenar gen.embrapa.br/publica/trabalhos/ct074.pdf> . Acesso em: 19 fev. 2009.